Pais, profissionais que trabalham na área da educação infantil ou professores de escola bíblica, todos podem aprender técnicas de como contar histórias para crianças.
Buscar ideias vai permitir contar histórias de forma divertida, seja utilizando as imagens de um livro ou outros recursos, na hora de dormir ou em qualquer momento do dia.
Com a finalidade de informar ou educar, a prática de contar histórias é da natureza humana. Por meio da imagem, gestos e voz, a narrativa não é de hoje, vem de tempos remotos.
A história da contação de histórias
Hoje a tecnologia permite que as histórias sejam contadas em vários formatos: vídeos, fotografias e textos, em jornais, revistas e filmes, na televisão ou redes sociais, enfim.
Para explicar que nem sempre foi assim, como nos dias atuais, escrevemos um artigo à parte, que traz informações da evolução da narrativa, e pode ser lido em “A história da contação de histórias“.
Saiba a diferença entre contar, ler e interpretar histórias
Leitura – sem fazer adaptações, é ler a história na íntegra para a criança.
Interpretação – é decorar e fazer um teatro da história, sem o livro em mãos, porém conforme está escrito.
Contação – também sem o livro, o contador repassa, com criatividade, uma informação ao ouvinte, preservando a estrutura original da história.
Porque é importante contar histórias para crianças?
As crianças que são envolvidas em práticas relacionadas às histórias podem experimentar benefícios no desenvolvimento, tais como:
- aprender a língua;
- ouvir os sons;
- entender o tempo (passado, presente e futuro);
- explorar a imaginação;
- desenvolver o raciocínio;
- propor soluções;
- se formar um leitor
Dicas para contar histórias para crianças
- Conteúdo – escolha um tema de acordo com a idade dos pequenos, e priorize histórias boas de contar, que despertem o interesse e a atenção deles.
- Momento e espaço – discernir a hora de introduzir uma história é fundamental, e a escolha de um local agradável e confortável também é importante.
- Recursos visuais – é importante explorar os recursos visuais, utilizando cores fortes em desenhos, imagens, fantoches e outros objetos.
- Reprodução de sons – em conjunto com o recursos que atraem a visão, os sons podem reforçar a memorização e tornar a experiência das crianças ainda mais marcante.
- Entonação da voz – uma boa entonação de voz permite dar entendimento aos ouvintes dos momentos de agudos e graves, fracos e fortes da história.
- Contato visual – observar o olhar dos ouvintes, nos vários momentos da contação, permite perceber a recepção, melhorar a interação e corrigir o que precisar.
- Gestos – é importante buscar a sincronia entre a história que está sendo contada, o tom de voz utilizado no momento e o gestual, tudo se complementando.
- Saber iniciar e terminar – a história pode se iniciar com um “Há muito tempo atrás, na…” e terminar com um “então o patinho foi embora, e a história terminou”.