Ao longo dos anos, Deus sempre usou homens e mulheres como profetas, que são aqueles que vão até locais e pessoas para falar da Palavra do Senhor.
Eles não estavam fazendo coisas agradáveis a Deus, estavam sendo desobedientes, e Jonas deveria falar isso para eles. Mas ele escolheu não ir para Nínive.
Como não queria encontrar o povo que morava na cidade de Nínive, Jonas chegou próximo ao mar e entrou em um navio que ia para uma cidade chamada Társis.
Ele pensou que poderia fugir, e assim Deus não o veria, nem saberia que ele estava em uma cidade diferente daquela que o Senhor lhe havia pedido pra ir.
Mas nós não podemos nos esconder de Deus, pois Ele está no controle de tudo, do céu, do mar e de tudo que neles há. E até os ventos obedecem à voz de Deus.
Todos ficaram muito preocupados e começaram a jogar os pacotes, as bolsas e sacolas no mar, para diminuir o peso do navio e evitar que ele quebrasse.
O profeta Jonas estava dormindo em um quarto no navio, e um o capitão foi até ele e pediu que fizesse uma oração e pedisse a Deus para parar a tempestade.
Então Jonas se lembrou que estava desobedecendo a vontade de Deus, e pediu que os marinheiros o lançassem ao mar, assim as ondas não afundariam o navio.
Ele ainda tentaram remar para tentar chegar com o navio até a terra firme, mas a tempestade só aumentava. Foi quando decidiram jogar Jonas no mar.
E lá de dentro, Jonas fez novamente uma oração a Deus, pediu perdão por ter desobedecido a Deus e implorou que o livrasse de dentro da barriga do peixe.
Depois de três dias, Deus falou ao peixe que lançasse o profeta Jonas na terra, e assim aconteceu, o peixe vomitou Jonas e ele foi livre daquele local escuro.
Pela segunda vez, Deus pediu que Jonas fosse até Nínive, dando à ele uma nova oportunidade de ir àquela cidade para pregar aos moradores dela.
Então Jonas foi até Nínive, uma grande cidade, para falar para os moradores que parassem de fazer coisas más, pois poderiam acontecer coisas ruins.
O rei daquela cidade ficou sabendo o que estava acontecendo ali, e ordenou que os moradores ouvissem o que o profeta falou, e pedisse perdão a Deus.
Deus viu que o povo pediu desculpas e anunciou que não aconteceriam mais coisas ruins ali na cidade, e explicou uma coisa muito importante ao Jonas.
Ele disse que ama à todos, e que é paciente e dá oportunidade àqueles que se desculpam por fazer coisas ruins e assim eles são guardados.