Sair

Uma História Infantil

O nascimento do bebê Moisés

Você conhece alguém chamado José? Pois bem, a Bíblia conta a história de um rapaz que também se chamava José, que viveu num país chamado Egito.

Lá também estavam outras pessoas que eram da família de José, eram chamados de israelitas ou hebreus. E cada vez mais nasciam filhos dos israelitas no Egito.

Agora, lá tinha uma grande quantidade de pessoas israelitas e outros que eram do Egito, os chamados egípcios. Os egípcios eram mais bem tratados do que os israelitas.

Faraó escravizou os israelitas no EgitoO governante do Egito, que era chamado de Faraó, achou que os israelitas, por serem muitos, pudessem tomar a terra deles, e decidiu fazer deles escravos.

Eles passariam a trabalhar de dia e de noite para os egípcios, sem folga e, mesmo que estivessem se sentindo cansados, trabalhariam um pouco mais.

Além disso, esse governante, o Faraó, não satisfeito, fez uma lei muito ruim para os israelitas: se nascesse mais algum menino israelita, ele o mataria.

E, exatamente nesta época, um homem e uma mulher israelitas estavam esperando pelo nascimento de um bebê. Ele nasceu, e agora a mãe tinha que se preocupar com a lei.

A mãe de Moisés o colocou em um cesto no rio NiloPara que o Faraó não tentasse matar o bebê Moisés, os pais decidiram escondê-lo por três meses, mas depois, por não ter mais como esconder, tiveram uma ideia.

Colocaram Moisés num cesto, taparam os buracos em volta, para não afundar, forraram por dentro e puseram próximo de um rio chamado Nilo.

O bebê Moisés tinha uma irmã chamada Miriã, que ficou observando de longe o cesto com seu irmãozinho. Foi quando ela viu chegar algumas pessoas no rio.

Era a filha do Faraó que desceu para tomar banho no rio, acompanhada de suas funcionárias. Ela viu o cesto e pediu que um das servas o pegasse para ver o que era.

Mirian vê Moisés no cestoAo abrir, viu que era um bebê chorando, ela pensou que pudesse ser um menino, filho de um dos israelitas, e decidiu que iria ficar com ele, mas não podia amamentar.

Foi quando a Miriã, irmã do pequeno Moisés, se aproximou e disse que conhecia alguém que poderia dar o leite ao bebezinho que estava no cesto.

A filha de Faraó concordou e, mais que depressa, Miriã correu até sua mãe e disse que uma mulher havia encontrado Moisés, e procurava quem o desse leite.

Então, elas foram ir ter com a filha do Faraó para dizer que estava lá uma mulher que poderia amamentá-lo (só não falaram que era a própria mãe dele).

O nascimento do bebê MoisésAssim Moisés foi protegido para não morrer, e depois de desmamar, foi adotado pela filha do Faraó, que lhe deu o nome de Moisés, pois o havia tirado das águas.

O menino Moisés recebeu o livramento de morrer por causa da lei do Faraó, e assim começou o propósito especial que Deus tinha na vida dele.

Assim também é conosco, nos momentos de medo e preocupação, Deus cuida de nós, apresentando soluções, pois tem um propósito especial para nossas vidas.

Texto-Base: Êxodo 2:1-10

Envie aos amigos

Facebook
WhatsApp
Imprimir

Comentários

Você também pode gostar de ler: